Estratégia de Sustentabilidade

Desenvolvimento sustentável de longo prazo

Aprovada pelo Conselho de Administração em 2020, nossa estratégia de Sustentabilidade orienta o desenvolvimento sustentável de longo prazo da Prumo, baseado na criação de valor para todos os seus stakeholders. Ela também estabelece as diretrizes para apoiar a Companhia a navegar pelas profundas mudanças associadas à transição para uma economia de baixo carbono, estimulando a resiliência climática e a busca por oportunidades de negócios decorrentes da transição energética.

Nossa estratégia está fundamentada em cinco pilares de atuação:

Segurança

Foco na excelência operacional e na manutenção de um ambiente seguro de trabalho, reforçando a cultura de zero acidentes.

Meio Ambiente e Clima

Promover o uso racional de recursos naturais, a conservação da biodiversidade e a resiliência climática

Pessoas e Comunidade

Assegurar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo e maximizar os impactos socioeconômicos positivos por meio da geração de emprego, renda e qualificação da força de trabalho.

Governança e Compliance

Manter uma agenda de compliance robusta, fortalecendo continuamente a governança corporativa.

Negócios Sustentáveis

Desenvolver parcerias e novos negócios com foco na transição energética, na redução das emissões de carbono e na economia circular.

Conheça a nossa Política de Sustentabilidade

Governança da Sustentabilidade

A integração dos fatores ESG em todos os nossos negócios é uma prioridade. Para acompanhar a implementação da nossa estratégia e garantir que suas diretrizes sejam desdobradas entre todos os negócios do Grupo, estabelecemos uma estrutura de governança que envolve todos os diferentes níveis de gestão da companhia.

Conselho de administração

Instância máxima de gestão, o Conselho é responsável por aprovar a estratégia de sustentabilidade e supervisionar a sua implementação.

Comitê de pessoas e ESG

Tem a finalidade de assessorar o Conselho no desempenho de seus trabalhos frente aos negócios da Prumo e suas subsidiárias e de apoiar a Diretoria Executiva da Companhia no desempenho de suas atribuições.

Conheça o Regimento interno do Comitê

Diretoria Executiva de ESG

Tem a missão de conduzir a implementação da estratégia, avaliando indicadores de performance e a execução de projetos e iniciavas prioritárias.

Fórum de Sustentabilidade

Coordenado pela Diretoria Executiva e composto por representantes de todas as subsidiárias, o Fórum de Sustentabilidade foi criado para acompanhamento da performance ESG do grupo e para supervisionar a implementação de iniciativas prioritárias, além de servir de espaço para o compartilhamento de boas práticas.

Nossa Contribuição no combate à COVID-19

Uma luta sem precedentes

Os últimos anos foram marcados por uma tragédia sem precedentes na história recente da humanidade. A pandemia da COVID-19 jogou luz sobre as questões ambientais, sociais e de governança e o papel que as empresas têm perante a sociedade.

Para mitigar o impacto do vírus em nossa força de trabalho, adotamos rígidos protocolos de saúde em nossas operações e o regime de home office para todas as equipes administrativas. Nossa prudência se mostrou acertada, e temos a certeza de que nossa atuação preventiva foi decisiva para proteger nosso maior ativo: o capital humano.

Cientes de que o momento crítico que enfrentamos exigia, mais do que nunca, a união de esforços entre os setores público, privado e toda a sociedade, instituímos um Comitê de Ações Humanitárias, cujos esforços se concentraram em 4 linhas de atuação:

Informação correta, precisa, em linguagem simples e acessível ao maior número de pessoas;

Apoio aos profissionais da saúde;

Suporte com equipamentos essenciais no atendimento de casos graves;

Atenção especial à população mais vulnerável.

Saiba mais sobre nossa atuação no combate à COVID-19