Notícias

CEO do Porto do Açu é eleito representante oficial da América Central e do Sul da Associação Internacional de Portos (IAPH)

PORTO DO AÇU

O CEO do Porto do Açu, José Firmo, foi eleito vice-presidente da América Central e do Sul da IAPH – Associação Internacional de Portos, com sede na Bélgica. O mandato 2021-2023 entrou em vigor neste mês. A IAPH é uma associação reconhecida globalmente e representa cerca de 200 dos maiores portos de 90 países do mundo, totalizando mais de 60% do comércio marítimo internacional.

 

Por meio desta eleição, o Açu integra o conselho da IAPH ao lado de altos executivos que representam os maiores e mais influentes portos de suas regiões específicas. Durante a próxima Conferência Anual da IAPH, em 2022, José Firmo irá representar o Açu e os demais portos membros das regiões Sul e Central da América.

 

“É muito gratificante ter um porto brasileiro liderando e representando a América Latina ao lado dos principais players globais do setor portuário. Nosso objetivo é continuar contribuindo para esse segmento e para a comunidade marítima da região como um todo, a exemplo do que vimos durante a pandemia de Covid-19. Neste período, a união entre os portos foi fundamental para que o setor seguisse operando com segurança e em linha com as melhores práticas”, ressaltou José Firmo.

 

Ao compor o conselho da IAPH, o Porto do Açu participará dos processos de tomada de decisão no âmbito da associação, se envolvendo nas principais discussões de tendências e estratégias do setor marítimo portuário internacional. Este papel representa um selo de qualidade para o Açu, uma vez que a IAPH funciona como importante fórum para cooperação internacional com notável sucesso e liderança no campo da sustentabilidade e inovação. É a segunda vez que o Porto do Açu ocupa o cargo de VP do IAPH. Em 2020 o porto brasileiro foi representado por Tessa Major, ex-Diretora de Negócios Internacionais & Inovação.