A GNA (Gás Natural Açu) é uma joint venture entre a Prumo, BP e Siemens, dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de energia e gás. A empresa está construindo no Complexo do Porto do Açu o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina.

Em sua fase atual, o projeto compreende a implantação de duas usinas termelétricas de ciclo combinado movidas a gás natural (UTE GNA I e UTE GNA II), com capacidade de gerar 3.000 MW de energia firme para o Brasil. Juntas, as duas térmicas irão gerar energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Além disso, o projeto contempla a implantação de um terminal de regaseificação de GNL com capacidade de 21 milhões de m3/dia.

Em uma segunda fase, a GNA planeja expandir o seu parque termelétrico, além de criar as condições de contorno necessárias para atração e monetização do gás doméstico offshore, sobretudo do pré-sal, para o Complexo do Porto do Açu.

A GNA possui licença para dobrar a produção de energia, podendo chegar a 6,4 GW de capacidade instalada, o que permitirá o desenvolvimento de projetos termelétricos adicionais no futuro.

Todos esses projetos fazem parte do Açu Gás Hub, um conjunto de soluções de infraestrutura privada, que permitirá o suprimento de gás natural e eletricidade para o mercado brasileiro.

Trabalhe Conosco

Faça parte da nossa rede de talentos!