Publicado em 04/12/2020 às 16:31

Prumo

 

O Porto do Açu marcou presença na Rio Oil & Gas 2020, o maior evento de óleo e gás da América Latina, que aconteceu de 1º a 3 de dezembro pela primeira vez de forma totalmente virtual.

Tadeu Fraga, CEO do Grupo Prumo – holding responsável por desenvolver o empreendimento portuário privado localizado em São João da Barra, no Norte Fluminense -, foi anunciado como Chairman da próxima edição, que será ineditamente em modelo híbrido, presencial e digital.

“Temos grandes desafios para 2021. Até lá esperamos ter avançado em temas relevantes para a indústria, como o Novo Mercado de Gás Natural, e na continuidade da abertura do mercado de downstream e do desenvolvimento do pré-sal, todos inseridos no contexto da “energia para um mundo em transformação”, lema dessa e da próxima edição da Rio Oil & Gas, em um mundo que caminha para um futuro de baixo carbono”, disse Tadeu Fraga.

O anúncio foi feito pela presidente do IBP, Clarissa Lins, e pela diretora Executiva do IBP e Chair da ROG 2020, Cristina Pinho, que deram as boas-vindas a Fraga. Elas também comentaram sobre os desafios da feira online e o sucesso do engajamento do evento.

“Foram mais de 10 mil pessoas cadastradas na plataforma, mais de 30 horas de conteúdo, mais de 80 mil views e mais de 6 mil mensagens trocadas, conectando pessoas de 45 países”, enumerou Clarrissa Lins.

E Cristina Pinho completou:

“O maior ensinamento que essa ROG deu para nós foi a capacidade de resiliência da nossa indústria”, destacou a Chair de 2020.

Durante os três dias de feira, o Porto do Açu foi destaque também nos fóruns digitais. No dia 1º de dezembro, o CEO da Açu Petróleo, Victor Bomfim, participou do painel “Downstream brasileiro na pós abertura do refino”. Hoje (3/12), Tadeu Fraga mediou o painel “Panorama e perspectivas para o crescimento da demanda do mercado de Gás Natural”. Fraga e o CEO do Porto do Açu, José Firmo, também participaram das sessões exclusivas CEO & Wine, que aconteceram para grupo restrito.

Essa foi a 5ª participação do Porto do Açu na Rio Oil & Gas. O polo sustentável, industrial e energético do Açu esteve presente em uma vitrine virtual, onde representantes da companhia também ficaram disponíveis para atendimento em tempo real. O espaço contou ainda com o “Açu Experience”, um vídeo que transmite a experiência de uma visita guiada virtual pelos 130 km² do porto gravada com drones e câmeras 360º.

Sobre o Porto do Açu

O único porto totalmente privado do país iniciou as atividades em 2014 e é a base mais próxima dos maiores campos em atividade no país, principalmente os do pré-sal. Resultado de um investimento de 13 bilhões de reais, o Açu é hoje um dos maiores complexos de infraestrutura do Brasil: tem o terceiro maior terminal de minério de ferro, é responsável por 25% das exportações nacionais de petróleo, está erguendo o maior parque termelétrico da América Latina, abriga a maior base de apoio offshore do mundo, e já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas em comparação aos portos organizados, segundo a Antaq. O empreendimento conta atualmente com 14 empresas instaladas: Porto do Açu Operações, Açu Petróleo, BP Prumo, B-Port (empresa do Grupo Edison Chouest), InterMoor, NOV, TechnipFMC, Oceanpact, Ferroport, Anglo American, Dome, GNA (Gás Natural Açu), Estação Açu e Aeródromo Norte Fluminense.

Perfil Tadeu Fraga

Atuando no grupo Prumo Logística desde 2018, Tadeu Fraga é membro do Instituto Brasileiro de Petróleo e Biocombustíveis (IBP) há mais de três anos e tem quase quatro décadas de experiência no setor de óleo e gás. Antes, passou pela Petrobras, onde por 15 anos foi o responsável pelo desenvolvimento de projetos ligados ao pré-sal. Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fraga tem especializações na Universidade de Columbia (NY) e na London School of Economics and Political Sciense (LSE). Em 2019, recebeu homenagem pela conquista individual do Distinguished Achievement Award, durante a OTC Brasil.

Trabalhe Conosco

Faça parte da nossa rede de talentos!