Acesso logístico

O Porto do Açu será interligado à malha ferroviária nacional através de duas ferrovias, a EF-118 e a EF-354, ambas em estudo pelo Governo Federal. 

A EF-354 conectará Anápolis (GO) ao Porto do Açu, passando também por Brasília (DF), Corinto, Conceição do Mato Dentro e Ipatinga (todos em MG) e Campos dos Goytacazes (RJ). Este trecho possibilita a ligação do Porto do Açu com o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, criando uma nova alternativa para a exportação de vários produtos, principalmente grãos, minério de ferro e produtos siderúrgicos. 

A EF-118 interligará o Porto do Açu ao Rio de Janeiro, passando pelo COMPERJ, e a partir daí, através da MRS, com São Paulo e Minas Gerais. Em seu tramo norte, a EF-118 conectará o Porto do Açu a Vitória e, através da EFVM, a regiões de Minas Gerais. Parte desta ferrovia já existe, a EF-103, e terá seu leito reaproveitado, reduzindo investimento para sua implantação. 

O Porto do Açu também contará com acesso rodoviário de alta capacidade, a RJ-244, conectando-o diretamente à BR-101 e, através desta, ao Sudeste brasileiros através da BR-356, BR 116 e a BR 040.



Conheça um dos principais empreendimentos do Brasil.Mais informações
Conheça algumas das empresas instaladas no Complexo Industrial do Porto do Açu.Mais informações