Clientes e parceiros

Conheça algumas das empresas instaladas no Complexo Industrial do Porto do Açu.

 

National Oilwell Varco (NOV)

A NOV, líder mundial no fornecimento dos principais componentes mecânicos para sondas de perfuração terrestres e marítimas, instalou uma unidade de produção de tubos flexíveis para apoio à indústria offshore com 210 metros de frente de cais e 121.905 m² de área total. A unidade tem capacidade para produção de 250 km de tubos flexíveis por ano, além de área para armazenagem e teste de material. O investimento é de 200 milhões de dólares, com geração de 400 empregos diretos.

 

TechnipFMC

A TechnipFMC é líder global nos segmentos subsea, onshore/offshore e projetos surface. Em 2014, a empresa inaugurou, no Porto do Açu, a fábrica de dutos flexíveis mais moderna do mundo. Localizada em um terreno de aproximadamente 300 mil m² com 30 mil m² de área construída, a Flexibrás Açu possui capacidade para produzir tubos de até 22 polegadas de diâmetro interno. A nova fábrica tem como objetivo expandir o potencial de produção de flexíveis da empresa no país, visando a atender, principalmente, às demandas do pré-sal. As primeiras linhas foram entregues em outubro de 2014. Mais recentemente, foram produzidas na Flexibrás Açu as primeiras linhas flexíveis de produção de 8” para o Teste de Longa Duração (TLD) do campo de Libra, no pré-sal brasileiro.

 

Wärtsilä

A Wärtsilä Brasil inaugurou sua planta de montagem e produção de Grupos Geradores e Propulsores Azimutal no Porto do Açu. Esta é a primeira unidade industrial brasileira, após décadas de atuação no Brasil. A unidade ocupa uma área de 29.300 m² no canal do T2 e também irá oferecer soluções e serviços nas áreas de energia e propulsão marítima. O contrato terá a duração de 30 anos, renováveis por mais 30 anos. A Wärtsilä é uma empresa finlandesa, líder global no fornecimento de motores e prestação de serviços para navios e usinas termelétricas.

 

InterMoor

A InterMoor é uma empresa integrante do Grupo Acteon, e irá instalar uma unidade que oferecerá apoio logístico e serviços especializados à indústria de óleo e gás. A unidade contará com 90 metros de frente de cais e 52.302 m² de área total. Clique aqui e acesse o site da InterMoor.

Edison Chouest

A americana Edison Chouest Offshore (ECO), reconhecida hoje como o mais diverso e dinâmico fornecedor de soluções de transporte marítimo offshore do mundo, assinou contrato de aluguel de área para instalar uma base de apoio logístico offshore e estaleiro de reparos navais para suas próprias embarcações no Porto do Açu. A unidade, que poderá receber 12 embarcações e atenderá aos atuais clientes da Edison Chouest, será instalada no T2 (terminal onshore do empreendimento). A previsão é que sejam investidos R$ 950 milhões no desenvolvimento da unidade. No total, serão gerados 900 empregos na base.  

 

Vallourec 

A Vallourec é líder mundial em soluções tubulares Premium, fornecendo principalmente para o mercado de Energia (Óleo e Gás, Powergen). A empresa assinou contrato para instalação de uma base logística localizada no polo metalmecânico, em área de 150 mil m², destinada ao atendimento das companhias de petróleo que atuam na Bacia de Campos, através da armazenagem e fornecimento “just in time” de tubos e serviços especializados.  

BP Prumo

BP Prumo, empresa de importação, exportação, venda e distribuição de combustíveis marítimos, sob a marca da BP Marine, elegeu o Porto do Açu como a localização mais favorável para a construção de seu Terminal, que será localizado no T2, e contará com toda a infraestrutura necessária para a distribuição de combustíveis marítimos. Este centro de abastecimen to deverá atender às demandas de navios dos mais variados portes e atividades, como PSVs (Platform Supply Vessels), navios de cabotagem e de longo curso, por combustíveis como diesel marítimo (MGO - Marine Gas Oil) e bunker (IFO - Intermediate Fuel Oil).

Anglo American

Um dos maiores grupos em mineração e recursos naturais do mundo possui acordo comercial para movimentação de minério de ferro, firmando um contrato take or pay por 25 anos para embarque de minério de ferro no terminal offshore, T1. É sócio da Prumo no terminal de minério de ferro.

  

Marca Ambiental
 
A Marca Ambiental é uma empresa especializada em multitecnologias para o gerenciamento integrado de resíduos, localizada no município de Cariacica (ES). Sua central de tratamento, instalada em área de mais de 2 milhões de m², está preparada e licenciada para receber resíduos Classes I e II A, B de municípios, indústrias, portos, aeroportos, de estabelecimentos de serviços de saúde, entre outros.

 

BG Brasil
 

A BG Brasil assinou contrato com a Prumo para utilizar o TOIL (terminal de petróleo) do Porto do Açu por 20 anos, movimentando um volume médio de até 200 mil barris por dia. A primeira operação está prevista para agosto de 2016. O contrato prevê ainda a possibilidade de expansão para 320 mil barris por dia.

 
Oil Tanking
 
A Prumo Logística assinou contrato com a Oiltanking para a venda de 20% de sua subsidiária que será responsável pelo desenvolvimento do Terminal de Petróleo (T-OIL) do Porto do Açu por US$ 200 milhões. A Oiltanking também irá gerenciar as operações de transbordo que serão realizadas no terminal. 
Conheça um dos principais empreendimentos do Brasil.Mais informações
Conheça os acessos rodoviários e ferroviários que levam ao Porto do Açu.Mais informações