Notícias
Curso de Operador de Empilhadeira é concluído em São João da Barra
31/08/2017
Iniciativa da Ferroport capacitou 40 moradores do município

Empilhadeira 2.jpgFoi concluído, ontem, com a capacitação de um total de 40 alunos, o curso de Operador de Empilhadeira, promovido pela Ferroport (joint venture entre a Prumo Logística e a Anglo American), empresa responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu. Os participantes foram divididos em duas turmas, ao longo do mês de agosto, e, agora, estão todos aptos a conduzir, empilhar, carregar e descarregar empilhadeiras de forma segura, eficiente e respeitando as Normas do MTE, para proteção própria e dos colegas de trabalho. A iniciativa foi resultado de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra.

“O nosso objetivo é contribuir cada vez mais para a qualificação profissional do sanjoanense e sua consequente inserção no mercado de trabalho. Nos surpreendemos bastante com a procura pelo curso de operador de empilhadeira, que teve um sucesso enorme já nesta primeira edição. Vamos nos empenhar para formar novas turmas no próximo ano”, garantiu Márcio Redivo, gerente de Sustentabilidade da Ferroport.

Empilhadeira 4.jpgParte dos alunos do curso está em busca de recolocação profissional, mas também há aqueles que trabalham na área e procuram ainda mais experiência. Foi o caso de Valter dos Santos, que já opera guindaste e retroescavadeira. “Uma nova capacitação é sempre bem-vinda. Eu já trabalho movimentando cargas e poder exercer mais uma função é muito interessante para mim. O curso foi uma oportunidade de ampliar o meu campo de atuação”, disse o operador.

O curso, ministrado pelo Senai, incluiu regras gerais de condução de empilhadeiras, equilíbrio e estabilidade do equipamento e noções de segurança, entre outros conhecimentos necessários.  Além do material didático, os alunos receberam uniforme, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ainda receberão certificado de conclusão da capacitação.

A Ferroport tem promovido uma série de cursos voltados para o sanjoanense, em parceria com a prefeitura de São João da Barra. O próximo será o de Fabricação de Salgadinhos, a ser realizado entre 11 e 15 de setembro, com o apoio também do Serviço Nacional da Indústria (Senai – Campos). Hoje é o último dia de inscrições, que podem ser feitas no Centro de Referência da Assistência Social do 5º Distrito, das 9h às 16h.